Dor de dente após a manutenção do aparelho ortodôntico é normal?
Só de pensar naquela consulta de manutenção com seu ortodontista você sofre por antecedência, pois lembra que toda vez que sai dessas consultas sente sua arcada dentária toda dolorida? Isso porque, o especialista achou adequado ativar o apetrecho para acertar alguns dentes que precisam ser alinhados. Mas é normal sentir este incômodo? É o que o especialista Caio Botta conta agora.
POR QUE O PACIENTE SENTE DOR?
A cada 25 a 30 dias essa consulta é necessária. “Neste momento, o ortodontista vai, criteriosamente, movimentar os dentes que ele julga necessário corrigir”, Quando o aparelho é apertado, o paciente poderá sentir desconforto após o procedimento. “O ligamento ao redor do dente é pressionado e é esta pressão que movimentará o dente durante os próximos dias”, explica. Ele também poderá sentir um pouco de incômodo na hora de mastigar alguma coisa. Caio garante que isso é comum. “Todos os dentes estão sendo movimentados e a mordida ainda não está correta. Afinal, é por esse motivo, que o paciente está em tratamento ortodôntico”.
INCÔMODOS QUE VÃO ALÉM DOS DENTES
Esse desconforto também podem alcançar regiões vizinhas da boca, como na cervical e na cabeça. “Essas dores são causadas não diretamente pelo aparelho, mas sim pela mordida incorreta e por apertamento de dentes, que normalmente são relacionados a estresse”, relata. Não tem jeito, todo paciente que “apertar” o aparelho vai desenvolver algumas dores musculares durante o tratamento. “Muitos pacientes confundem dores de cabeça de origem muscular com enxaquecas, por exemplo, que tem outras origens”. É um processo inevitável, mas que você pode aliviá-los.
É POSSÍVEL ACABAR COM ESSE DESCONFORTO
Caio afirma que algumas técnicas utilizam fios ortodônticos diferenciados e com maior tecnologia, capazes de suavizar o desconforto do paciente. “No Brasil a ortodontia já é muito evoluída e muitos pacientes já são tratados com esse tipo de fio mais moderno”. Caso o paciente seja mais sensível e tenha muito desconforto, ele poderá recorrer ao remédio indicado apenas pelo profissional. “A automedicação nunca é recomendada”. O paciente pode ter graves reações alérgicas ou simplesmente não amenizar o problema.
O QUE FAZER NA HORA DA ESCOVAÇÃO?
Muita gente também encontra dificuldade em realizar a higiene bucal. A dor é tanta que escovar os dentes ou passar o fio se torna uma tarefa bem complicada. Mas é preciso ter paciência nos primeiros dias e realizar esse ritual higiênico com as ferramentas certas. Tenha em mãos uma escova ortodôntica com cerdas bem macias e um fio dental especial para pacientes que usam este acessório nos dentes. Assim, sua limpeza se tornará mais eficaz e atenderá todas as suas necessidades odontológicas.
Fonte: Sorrisologia.com.br