Saúde Bucal dos Adolescentes
Introdução
Aparelhos ortodônticos, terceiros molares e má respiração são apenas algumas das novidades que os adolescentes têm de experimentar quando passam pela transição da infância à vida adulta. Uma vez que eles estão ocupados com a escola, trabalhos, esportes e atividades sociais, — além de comer muitas besteiras — você tem de lidar com prováveis problemas dentários, como a cárie.
A melhor maneira de cultivar um sorriso bonito e dentes saudáveis é continuar com os bons hábitos bucais iniciados desde a infância.
Confira algumas dicas para ajudar seu filho a passar pela adolescência livre de cárie:
- Estimule-o a cuidar bem de seus dentes. Isso significa escová-los pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental fluoretado e passar o fio dental todos os dias. Adolescentes se preocupam muito com a aparência. Ajude-os a compreender que uma má higiene bucal pode levar a manchas nos dentes, mau hálito, perda de dentes e a muitos outros problemas dentários.
- Seja um bom exemplo. Se você cuidar de seus dentes, seu filho verá que uma boa saúde bucal é importante para você. Dê o bom exemplo.
- Tenha vários produtos de saúde bucal à disposição, como escovas de dente macias, fio dental com sabor ou fio dental, e creme dental com sabor agradável. Você pode mantê-los até mesmo na cozinha, para uso rápido quando os adolescentes estiverem com pressa.
- Não compre besteiras. Em vez disso, mantenha várias frutas e vegetais em casa para os lanches.
- Converse com seus filhos a respeito dos perigos do tabagismo e dos danos causados à saúde bucal. Além disso, visto que alguns adolescentes sofrem pressões sociais para começar a fumar ou usar piercings na boca, é importante que os pais conversem sobre os perigos para que eles conheçam as consequências.
Compreensão
Conforme crescem, os adolescentes se deparam com alguns problemas dentários, como o uso de aparelhos ortodônticos ou a extração de seus dentes do siso. Muitos desses procedimentos fazem parte desse período da vida, enquanto outros são procedimentos preventivos para garantir a saúde bucal por toda a vida.
Confira alguns fatores que você pode compartilhar com seu filho:
- Aparelhos ortodônticos representam muito mais que um sorriso bonito. Dentes alinhados são mais fáceis de serem limpos, ajudam a manter a gengiva saudável e proporcionam uma boa aparência.
- Dentes do siso, também chamados de terceiros molares, muitas vezes não possuem espaço para nascer durante os últimos anos da adolescência e o início da vida adulta. Dentes do siso sem espaço para erupcionar podem danificar os dentes mais próximos ou causar uma infecção.
- Mau hálito, ou halitose, é causado normalmente por bactérias que se formam na língua. Em muitos casos, uma simples mudança nos hábitos de higiene bucal de seu filho pode melhorar o hálito, como escovar a língua e fazer visitas regulares ao dentista.
- É possível manter os dentes brancos usando cremes dentais de branqueamento, enxaguantes bucais e escovas de dente. O dentista pode oferecer opções de branqueamento que são feitas no consultório odontológico ou em casa.
- Produtos com tabaco contêm toxinas que podem causar vários tipos de câncer, doenças gengivais, mau hálito e amarelamento do dente.É mais fácil abandonar o hábito de fumar logo no início do que mais tarde.
- Piercings na boca podem trazer efeitos adversos à saúde de sua língua, lábios e úvula. Podem ocorrer problemas bucais associados a bijuterias engolidas/aspiradas, dificuldades para falar, dentes quebrados e retração da gengiva. Dentistas são um grande recurso na instrução de adolescentes quanto aos potenciais perigos e complicações de piercings na boca.
Planejamento
Cuidar de seus dentes significa protegê-los a todo o momento. Dependendo de onde você estiver e do que você estiver fazendo, algumas medidas podem ajudar a prevenir ferimentos e infecções.
Prática de esportes
Por conta da natureza própria de certos esportes — principalmente futebol, hóquei, baseball e basquete —, recomenda-se o uso de um protetor bucal, que cobre os dentes superiores e auxilia a amortecer impactos no rosto, minimizando o risco de dentes quebrados e ferimentos nos tecidos mais delicados da boca. Protetores bucais também podem reduzir o risco de trincas ou quebras dos dentes ao praticar esportes de contato, além de ajudar também a proteger os dentes, lábios, língua, face e mandíbula.
Escovação e fio dental com aparelho ortodôntico
Se sua higiene dental não era das melhores antes da instalação do aparelho ortodôntico, chegou a hora de mudar. Cuidar de seus dentes e gengiva é ainda mais importante quando você usa um aparelho ortodôntico e esse cuidado requer tempo para escovar seus dentes e passar o fio dental regularmente. Use uma escova de dente com cerdas macias, creme dental com flúor e não use muita força ao escovar os dentes e passar o fio dental para remover resíduos de comida e placa(biofilme dental) dos espaços entre seus dentes e gengiva e entre os brackets do aparelho ortodôntico.
Confira algumas dicas:
- Escove os dentes e passe o fio dental após as refeições para ajudar a tirar alimentos presos entre os dentes ou nos fios metálicos de seu aparelho ou nos brackets.
- Use o fio dental corretamente. Utilizando um passa fio, cuidadosamente posicione-o sobre os fios metálicos do aparelho e, então, passe-o entre dois dentes. Faça uma forma de C ao redor do dente e mova-o entre os dentes para remover a placa (biofilme dental) e os resíduos de comida na margem da gengiva ou abaixo dela.
- Evite alimentos pegajosos, borrachóides ou muito duros, como caramelos, balas de mascar ou pipocas. Evite também morder gelo.
- Adolescentes que roem unhas ou mastigam canetas podem danificar seus aparelhos.
Fonte: www.colgate.com.br